Caos em SBC

Atualizado em 01/03/2010

DESRESPEITO AO MUNÍCIPE EM SÃO BERNARDO DO CAMPO – AJUDE-NOS A DENUNCIAR

Até 2005/2006 a situação era caótica no entorno das delegacias de São Bernardo do Campo (1ªDP da Armando Ítalo Setti, nos DPs da João Firmino, Getúlio Vargas, e Rudge Ramos-Methodista).

A então Associação Viva Bem SBC, junto com os estudantes de Jornalismo da Universidade Methodista, fizeram várias manifestações que culminaram com a vinda da equipe do SPTV (Rede Globo), acompanhada pelo Jornalista Marcio Canuto. Após esta reportagem, em curtíssimo prazo, questão de semanas, a questão foi resolvida.

O Prefeito da época era o Sr. Willian Dib. Pelo que fomos informados, a solução foi a adoção de um sistema terceirizado de gestão e guarda dos veículos acidentados ou apreendidos. Não temos detalhes de como funcionava esta atividade.

A situação ficou sob controle até final de 2008.

Já no 1ª de janeiro de 2009, começamos a perceber novamente a colocação de veículos apreendidos / acidentados no entorno do 1ª DP da Av. Armando ìtalo Setti.

Em nossa última contagem tínhamos mais de 80. Hoje tenho certeza de que estamos com muito mais, pois já estão colocando em cima da calçada. Não foram contabilizadas as outras delegacias.

Vejam, nas fotos, alguns dos abusos cometidos:

Caos SBC_01

Caos SBC_02

Caos SBC_03

Caos SBC_04

Conclusão:
Voltamos à situação de 2006. Não sabemos exatamente o porquê e esta reclamação não tem nenhum fundo político, mas talvez por coincidência, tenha a ver com novos direcionamentos que a administração do Sr. Luiz Marinho tem dado.

Acontece que este é um problema grave que envolve segurança pública, pois os veículos estão servindo de dormitório para moradores de rua e bandidos; são focos de doenças e ainda que apreendidos /acidentados são bens particulares que devem ser protegidos pelo poder público por força de lei. Além disto, ocupam vagas úteis para estacionamento, visto que estamos, no caso do 1º DP em frente ao posto do CIRETRAN, Posto de Saúde da Prefeitura, Maternidade e edifícios residenciais, o que aumenta o tráfego na região e causa, com frequência, colisões e atropelamentos.

Caos SBC_05

QUEM SOUBER DE ALGUÉM DO PODER PUBLICO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO OU DA IMPRENSA EM GERAL, AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE ABSURDO E TOTAL DESRESPEITO.

Obrigado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Diário do Grande ABC
(19/01/2010)

Carros apreendidos são largados na rua
Renato Neves
Especial para o Diário

Carros apreendidos pela polícia de São Bernardo são abandonados em condições irregulares próximo aos DPs (Distritos Policiais) do município. A reportagem do Diário flagrou veículos estacionados em cima de calçadas, em locais proibidos e na contramão de vias. Os principais pontos sãos as proximidades dos 1º e 2º DPs, nos bairros Baeta Neves e Rudge Ramos, respectivamente.

Segundo alguns moradores das regiões contaram à reportagem, os automóveis abandonados são usados como abrigo por mendigos e usuários de drogas durante as madrugadas. Os carros também prejudicam o trânsito e diminuem as opções de estacionamento para os motoristas.

“O problema existe desde que eu moro aqui na cidade, mas piorou muito desde janeiro do ano passado. Existem dois abaixo-assinados e diversas reclamações na Prefeitura, mas ninguém resolve nada”, reclamou o psicólogo Adílson de Abreu, 44 anos, morador do Baeta Neves há 12 anos.

Na Avenida Armando Ítalo Setti, no mesmo bairro, aproximadamente 80 veículos estão estacionados irregularmente. A reportagem flagrou um Fusca bastante deteriorado ocupava uma vaga destinada a deficiente físico.

Em alguns casos, o documento policial (afixado no vidro) registra que o carro foi apreendido há seis meses.

Segundo o delegado seccional da cidade, Rafael Rabinovich, o problema está relacionado ao contrato com a empresa Octágono Serviço Ltda, responsável pela administração do pátio de retenção de veículos, no bairro dos Casa, desde março de 2007.

IPVA atrasado – O local recebe apenas carros com problemas administrativos, com IPVA e licenciamento atrasados, por exemplo. Já os veículos que foram roubados ou furtados, e estão à disposição da Justiça, não são aceitos no local e acabam largados nas ruas.

“Já falei com o prefeito em exercício (Frank Aguiar-PTB) e vamos negociar com a empresa que administra o pátio para rever o contrato. Caso uma cláusula que inclua todos os veículos não seja aceita, vamos buscar outro acordo”, disse o delegado.

Além de sofrerem com o excesso de carros estacionados na porta de casa, os moradores temem o aumento da quantidade de focos de dengue. Alguns veículos com vidros quebrados apresentam poças de água no interior. (Supervisão Antonio Leria)

Diário do Grande ABC
(26/02/2010)

Carros abandonados começam a ser retirados
Do Diário OnLine

Os veículos apreendidos pela polícia de São Bernardo que estão estacionados na Avenida Armando Ítalo Setti, nas proximidades do 1º Distrito Policial, começam a ser retirados nesta sexta-feira. Eles serão encaminhados ao pátio da Ciretran da cidade, no Bairro dos Casa.

Cerca de 40 veículos estão abandonados na avenida e a remoção acontecerá aos poucos — cerca de oito por dia —, acompanhando a disponibilidade de guinchos.

Em janeiro, o Diário denunciou a situação dos carros, muitos deles estacionados sobre calçadas, em locais proibidos e na contramão de vias. Além de prejudicar o trânsito e ocupar vagas que poderiam servir como estacionamento, moradores da região reclamavam que os automóveis eram usados como abrigo por mendigos e usuários de drogas.

Diário do Grande ABC
(02/03/2010)

Remoção de carros deve ir até abril
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC

A remoção dos veículos apreendidos pela polícia de São Bernardo e estacionados na Avenida Armando Ítalo Setti, no Centro, onde fica o 1º Distrito Policial, deve levar pelo menos dois meses. A demora desagrada moradores do local.

Segundo o delegado seccional de São Bernardo, Rafael Rabinovici, o tempo excessivo se deve à grande quantidade de veículos e o pouco espaço nos dois pátios da Ciretran, no bairro dos Casa e Parque Espacial. “Vai acontecer um leilão no dia 27 de abril e, com isso, haverá mais espaço para levarmos todos os carros”, explica.

Outro problema é quanto ao contrato com a empresa responsável pela administração do pátio de retenção de veículos, no bairro dos Casa, desde 2007. “Não havia uma cláusula que incluísse os veículos roubados e apreendidos, apenas os com problemas administrativos. Por isso, não eram levados. Mas negociamos com a empresa”, diz Rabinovici, que foi cobrado pela Prefeitura. Questionada, a administração da cidade informou que esses veículos estão sob custódia e da polícia que responde ao Estado.

Nesta semana serão removidos de oito a 16 veículos do entorno do 1º DP, local onde há cerca de 80.
“Toda semana estamos fazendo a retirada de carros nos três distritos policiais da cidade, que juntos têm cerca de 200 automóveis. A ação acontece segundo a disponibilidade de guinchos”, explica.

Na sexta-feira oito veículos do 1º DP foram levados para o pátio no Parque Espacial.
Os moradores contam que os automóveis estão deteriorados, abrigam mendigos, usuários de drogas, focos do mosquito da dengue, prejudicam o trânsito e diminuem o número de vagas na via, que abriga prédios, hospital e posto de Saúde. “Meu marido teve que deixar eu e minha filha no meio da rua e ir procurar uma vaga, porque senão perderia o horário da consulta no posto”, diz a dona de casa Maria do Carmo, 40.

A moradora de um prédio vizinho Marilene Nicoli, 59, deixou de receber visitas. “Como não encontram vagas, desistem”, diz a dona de casa.

Moradores relatam que o problema é antigo

O administrador de empresas Luis Cláudio de Medeiros, 37 anos, explica que o problema dos carros apreendidos se deteriorando no meio da rua acontece há anos. “Na gestão anterior houve manifestação na avenida e chegou a ser solucionado após a imprensa noticiar, mas nesta gestão voltou tudo”, explica o morador do prédio, que fez um post especial no blog sobre o assunto para que todos tivessem conhecimento da sua indignação.

O síndico do prédio em frente ao 1º DP, Adílson de Abreu, 44, aguarda ansioso a remoção de todos os veículos. “Não tem uma pessoa que não reclame. Durante a noite e no fim de semana acontecem pequenos furtos nesses carros. Não temos nem segurança”, relata ele, que na semana passada recebeu comunicado da delegacia seccional que informa saber do problema e que seria solucionado brevemente. Mesmo quem frequenta esporadicamente a avenida não se conforma. ” Às vezes preciso dar duas ou três voltas para encontrar uma vaga. Esses veículos estão parados de qualquer jeito, na contramão, em faixas amarelas e nada é feito”, diz a auxiliar de enfermagem Lucia Sassin, 55.

Anúncios
  1. Carlos Eduardo Sampaio
    01/03/2012 às 21:03

    esse patio terçerizado ,OCTAGONO, é uma mina de dinheiro. Perguntem ao Sr. Marcio gerente e sócio da referida empresa. Ja fui funcionario por 02 anos. É uma mafia.

  2. Douglas
    23/11/2012 às 17:29

    mafia! brasil!!!!!! o país dos IMPOSTOS e que fama em nossos bolsos!!!!!

  3. Jonecreison silva
    27/02/2014 às 11:55

    Aqui na vila sao pedro SBC existem 4 carros abandonados e ninguem faz nada estao abrigando viciados em droga alem de servir como esconderijo para ladroes de carros e fora os bochos que se alojam ,como ratos e ate mesmo mosquito da dengue os moradores pedem ajuda urgente a prefeitura de SBC.

  4. 08/04/2014 às 9:54

    Jonecreison silva :
    Aqui na vila sao pedro SBC existem 4 carros abandonados e ninguem faz nada estao abrigando viciados em droga alem de servir como esconderijo para ladroes de carros e fora os bichos que se alojam ,como ratos e ate mesmo mosquito da dengue os moradores pedem ajuda urgente a prefeitura de SBC.

    Olá ontem mesmo dia 07/04/2014,atearam fogo em 1 destes carros,onde neste mesmo local possui oleoduto da petrobrás, onde com isso estamos correndo risco caso continuem ateando fogo nos carros,pedimos novamente ajuda.

  5. 08/04/2014 às 9:55

    Moradores da Rua Oleoduto na vila São Pedro em São Bernardo pedem ajuda, retirem os carros abandonados…..Luiz MARINHO nos ajude……Por Favor…

  6. gesse
    18/09/2014 às 10:23

    nos moradores da vila são pedro, não podemos admitir, que sejamos “denegritos” desta maneira, depois da conquista das nossas casas, queremos conquistar 1 carro para locomover nossas familias e nem sempre o pai de familia tem dinheiro para efetuar o conserto de seu carro, que fica para ate na rua, por não possuir uma garagem, vamos denunciar essas “autoridades” que ficam prendendo carros para alimentar um sistema de taxas abusivas de pátio e guinchos…as eleição estao ai …vamos juntos “destruir” aniquilar esse sistema de arregadação !!! na internet…vamos filmar tudo…e abater esta praga!!

  7. gesse
    18/09/2014 às 10:54

    meu veiculo foi recolhido pelo guincho do pátio SBCampo, porem em nenhuma momento fui comunicado pela prefeitura de SBCampo, ou órgão competente, acho isso um descaso com o cidadão de bem, porque se o local onde eu moro e de difícil acesso e as correspondências não chegou em minhas mãos que meu veiculo seria guinchado em local de guia que não é rebaixada, solicito ao Sr Prefeito Luiz Marinho, que ajudei a eleger, uma solução compatível com a atitude que veio acontecer, (e facil assim…manda 1 comunicado que não chega, publica no jornal que não lemos, a depois recolhe nosso único veiculo de locomoção de nossos filhos…é inadmissível …aguardo resposta sr. Prefeito resposta sr. prefeito de SBCampo.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: