Início > Artigos > 27 de março, dia do Circo

27 de março, dia do Circo

No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.

Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.

Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.

O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.

piolinComemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

Você já foi ao circo? Escreva um relato sobre a alegria que viveu ao acompanhar mágicos, palhaços e malabaristas…Deixe sua mensagem contando-nos um pouco desta sua história com uma das mais belas formas de cultura do mundo!

Anúncios
Categorias:Artigos
  1. 17/11/2009 às 17:51

    (O Circo e Magico)! Ola meu nome é Guilherme tenho 15anos de idade E faço Parte dO Circo Sou Arte de Campo mourão. e numca vi tamta felicidade de apresentar, para o publico junto com meus amigos de trabalho e a amizada o carinho e o respeito que temos um pelos outros ali, é MAGICO. e todu que comseguimos
    na umildade.

    “O CIRCO NÃO TEM FUTURO,MAS NÓS, LIGADOS A ELE TEMOS QUE TRABALHAR PARA ESSE INSTITUIÇÃO NÃO PERECER”
    FRASE DITA POR PIOLIN, POUCO ANTES DE MORRER.

  2. Lino
    16/11/2010 às 22:56

    A foto postada não é do “Palhaço Piolin” e sim do “Palhaço Arrelia”, que assim como Piolin também foi um Magnífico Palhaço Brasileiro.

  3. Luana
    20/03/2011 às 14:15

    achei bom =)

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: