Início > Protestos > Chuva e caos em SP – De quem é a culpa?

Chuva e caos em SP – De quem é a culpa?

chuva1Ontem a cidade de São Paulo e região metropolitana, mais uma vez, sofreu as piores conseqüências por conta da forte chuva que assolou nossa “terra da garoa”…

Em pouco mais de 3 horas, choveu o equivalente a metade da chuva prevista para o mês todo e a cidade de São Paulo registrou às 18h55 o maior congestionamento do ano, com 200 km de lentidão, isso sem contar a região do ABC, também muito prejudicada com os trens em Santo André parados e São Caetano e São Bernardo do Campo, ilhadas. Desde as 15h30 todas as pistas da Via Anchieta foram inundadas pelas sujas águas do Ribeirão dos Couros e Córrego do Sapateiro, impedindo que se chegasse ou saísse da região. As pistas só começaram a ser liberadas, lentamente, por volta das 20h00…

Enquanto isso, as emissoras de TV com jornalismo “sensacionalista” nestes horários faziam suas coberturas aéreas com duras críticas à prefeitura ao invés de se preocupar em acalmar quem estava em casa, orientar quanto ao melhor caminho (e acreditem! Havia caminhos excelentes!)…

Por outro lado, diversas emissoras de rádio se dedicaram a fazer a cobertura verdadeiramente jornalística do caos, auxiliando o motorista, abrindo contato com quem estava em meio ao caos, abrindo o leque de informações… E assim foi até as 20h30, porque neste horário começaram as transmissões de uma partida de futebol entre Palmeiras X Noroeste, líder absoluto do campeonato regional, contra um dos virtuais rebaixados… ou seja, uma partida sem importância nenhuma, perto do caos que estava instaurado na cidade… Apenas uma emissora, e vale o crédito aqui, a Sulamérica Trânsito, 92,1FM (www.sulamerica.com.br/radiotransito), se manteve no ar, até as 23h00… Há um ano, sob ancoragem de Flávio Siqueira, a história era a mesma e a programação, na ocasião, foi até as 03h00 da madrugada… Clique aqui para ver texto sobre os problemas ano passado.

chuva3Como disse, a programação sensacionalista da TV aberta se preocupou muito em criticar o prefeito Gilberto Kassab, mas aquele não era o momento de se criticar a quem quer que fosse…

Não que ele e sua equipe não devam ser criticados, deve sim! Afinal em novembro ele garantiu que São Paulo estava preparada para as chuvas de março que fechariam o verão… entretanto, o caos prejudicou não só São Paulo, mas também o ABC, por exemplo… E nas coberturas aéreas vistas, já era possível ver o que hoje ficou evidente: colchões, sofás, pneus, garrafas, latas, restos de obras…

Vamos parar para pensar!

chuva-lixo

Não só a Prefeitura de São Paulo, mas também as de toda região – em especial, neste caso – as do ABC devem ser responsabilizadas pela falta de infraestrutura para suportar as chuvas. Em muitos destes casos, o problema envolve mais de uma cidade e afeta rodovias estaduais que serve de acesso para caminhões que saem do Porto de Santos para o Brasil e, portanto, os Governos Estadual e Federal também precisa assumir sua parcela de culpa neste caos.
E deixo aqui, meu puxão de orelhas também à população que, se observarmos os restos encontrados com o baixar das águas e lama, talvez seja uma das grandes responsáveis pelas enchentes, afinal, colchões, sofás, pneus, garrafas, latas, restos de obras não descem pelos bueiros, os entopem e impedem que a água tenha seu caminho normal, acumulando e trazendo as enchentes…

E termino com uma pergunta…

De quem, afinal, é a culpa?

Deixe sua opinião! Está na hora de falarmos aquilo que pensamos! Quem sabe, um dia, alguém nos ouve?

Anúncios
Categorias:Protestos
  1. Valdeco de Curitiba
    18/03/2009 às 13:36

    Pois é, quem acredita que algum dias os problemas com enchentes em SP acabarão também acredita que o Rio Tietê será limpo, que o túnel do Anahangabau vai parar de inundar, que a sujeira das ruas e a poluição irão diminuir, que o papai noel mora no Polo Norte, etc…
    Lamento amigos, enquanto a população brasileira continuar omissa e dar de ombros para os problemas dos outros… a coisa vai continuar assim como está.
    Mas pelo que vemos, os poderosos de SP devem estar bem preocupados, já que não precisam mais de carros pra se locomover. Quem anda de helicóptero não pega trânsito pega? Quem mora numa mansão sofre com inundação? Acho que não né. Feliz Natal pra todos!

  2. Vivi
    18/03/2009 às 22:41

    “De quem, afinal, é a culpa?” De todos…
    Da população que não pode esperar chegar em casa para jogar aquele papel que pegou no farol, e pior ainda aquele colchão que não serve mais, garrafa pet, ô povo mal educado e sujo!
    Fora a poluição do ar que ajuda nas irregularidades climáticas, efeito estufa…
    Nesse momento onde estavam os senhores prefeitos?
    Falta planejamento urbanístico.

  3. 22/03/2009 às 18:45

    Olá Claudio.
    Neste dia da chuva, eu demorei 01h40 minutos no trajeto Lapa/Interlagos. Devido a problemas de saúde, passei mal no carro, e não tinha chance nenhuma de ser socorrida, pois a Marginal estava um caos.
    Fico pensando nas pessoas que tem problemas de saúde e ficam paradas no trânsito. É uma situação horrível. A população tem sua parcela de culpa sim, mas onde vai o dinheiro dos impostos que pagamos com tanto sacrifício? Na próxima vez que chover forte em Sampa, vou alugar um quartinho num hotel, e evitar transitar com carro.

  4. 24/03/2009 às 12:49

    Tudo isso é “apenas” um problema CULTURAL!

    CULTURA de um povo que adora jogar lixo nas ruas ou córregos! Que não sabe a diferença entre um lixo ou um terreno baldio!

    CULTURA (ou falta de…) de nossos “queridos” políticos, aqueles que tem poder para agir, mas infelizmente não tomam providências!

    Quando é que a população vai crescer? – e não estou falando de natalidade não, estou falando de crescimento pessoal de cada um!
    Quando é que nossos políticos vão amadurecer e começar a agir?
    Quantas pessoas ainda precisarão perder tudo e até mesmo a vida devido as fortes chuvas e falta de “planejamento urbanístico”?

    Pense…pense…

  5. Cosmo
    21/01/2010 às 16:34

    A culpa é daqueles que omitem sua falta de respeito com o próximo, ao jogar lixo e entulho nas ruas e em locais públicos. Afinal, para quem não sabe, a lei define como ato infracional, com multa. Vamos deixar de falar muito e nos EDUCAR mais. Assim, poderemos cobrar de nossos governantes.

  6. Mateus
    01/02/2010 às 18:26

    a culpa foi a colonização
    paulistana desde os bandeirantes que começaram a colonizar são paulo as margens de Rios como o Tiete!
    a falta de praticas politicas eficaz, principalmente pela ma administração da Cidade de São Paulo!!! Esse é um ano de eleições! que não estava previstas nos planos tucanos!!! culpa de quem? deles ou nossa?!
    pense! muito bem na hora de votar! seu voto pode mudar isse que está acontecendo em são paulo!! na hora de votar, pensem em cada morte, em cada vitimas desse desastre tucano na cidade de são paulo!! se eles estão fazendo o que estão em São Paulo imagina no palacio do planalto!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: